Quem Somos

No transcorrer de 28 anos como educadora da Escola Bíblica Dominical tornei-me uma pesquisadora em temas de técnicas didáticas, de métodos pedagógicos e conhecimentos correlatos. Esta prática de buscar o conhecimento motivou a criação e o desenvolvimento de projetos pedagógicos, que desejo compartilhar com vocês através de cursos online e presenciais. Para isso desenvolvi um metódo de ensino que chamamos de Projetando.

É preciso desacomodar-se, buscar o “inédito viável”, uma educação possível de ser concretizada, cheia de significados para todos os envolvidos no processo educativo. Não é fácil “desacomodar”, há a necessidade de “lutar”, começando por nós mesmos, pelo nosso próprio fazer e pensar.

Esta metodologia trará para a Escola Bíblica um “universo de significações” porque tratará com questões presentes no cotidiano, nas relações estabelecidas entre os homens, do homem com Deus e de Deus com os homens. Porém só encontrará espaço a partir do momento em que o educador cristão buscar outras alternativas, saindo da mesmice do ensino tradicional, onde as respostas são dadas prontas, sem reflexão e sem ação, sem discussões e sem a transferência do conhecimento, já que nesse ensino “reina” a memorização de conteúdos, o fazer por fazer pedagógico, onde não se considera o aluno como um todo.

Os conteúdos curriculares devem ser significativos para o aluno. Daí a importância de abordar na sala de aula os conflitos, as dúvidas, a curiosidade da criança, articulando o ensino bíblico com a vida, resolvendo problemas. Quando se trabalha partindo das necessidades, das curiosidades que surgem tratamos as questões existenciais, com idéias e pensamentos, ampliando e constuindo “representações de mundo” o professor age como mediador, viabilizando e organizando o trabalho através de constantes observações sobre os assuntos.

Nessa proposta não existem temas que não possam ser abordados bíblicamente, nem existem limitações para aprender. Este trabalho preconiza a busca-contrução do conhecimento com eixo norteador da formação do educador.

Janet Paiva