História de Missões

“Livra os que estão sendo levados para a morte e salva ao que cambaleiam, indo para serem mortos”  Pv 24.11

 

 

O Início

A Missão Evangelizadora do Brasil e Portugal mantinha obreiros tanto no Brasil como em Portugal já na década de 1890 a 1900. Os obreiros em Portugal eram evangelistas e pastores portugueses.

A Igreja Presbiteriana do Brasil enviou o seu primeiro missionário a Portugal em 1910 - João Marques da Mota Sobrinho (que tinha nascido em Portugal mas vivia no Brasil) e sua esposa.

A Convenção Batista Brasileira (CBB) enviou em 1911 a João Jorge de Oliveira, também nascido em Portugal, e sua esposa Prelediana Farias, filha de portugueses residentes em Pernambuco.

O primeiro brasileiro nato enviado pela igreja brasileira, segundo as informações que tenho, foi Aquilles Barbosa que em 1925 foi enviado pela CBB para Portugal.

Nas décadas seguintes chegaram ao Brasil várias missões interdenominacionais que recrutaram obreiros para trabalhos entre indígenas brasileiros.

 

Panorama Histórico Missionário dos anos 50

História de Missões.

1. Missões Através das Estruturas Denominacionais

O Movimento Missionário Brasileiro nasceu no começo do século. Fruto de imigração e de esforço missionário, a igreja evangélica no Brasil tinha se estabelecido na segunda metade do século XIX. O trabalho missionário, propriamente dito, chegou ao Brasil através dos Metodistas já em 1836. Os Congregacionais vieram em 1855, os Presbiterianos em 1859, e os Batistas em 1881. Aos poucos surgiram estruturas nacionais, com a formação de Igrejas e Convenções lideradas por brasileiros, mesmo mantendo por anos uma íntima relação com as missões de origem. A Missão Evangelizadora do Brasil e Portugal mantinha obreiros tanto no Brasil como em Portugal já na década de 1890 a 1900. Os obreiros em Portugal eram evangelistas e pastores portugueses. Na organização destas estruturas, o propósito missionário era evidente e o resultado visto nos anos seguintes.


Em 1908, um ano após a organização da Convenção Batista Brasileira, Salomão Ginsburg, secretário executivo da Junta de Missões Estrangeiras, visitou o Chile, e como conseqüência resolveu-se dar apoio financeiro a um missionário americano e a um obreiro chileno, ambos trabalhando naquele país.  Três anos mais tarde, foram enviados os primeiros missionários para Portugal: João Jorge de Oliveira, nascido em Portugal mas vindo ao Brasil com onze anos de idade, e sua esposa Prelediana Farias, filha de portugueses residentes em Pernambuco.

A Igreja Presbiteriana do Brasil enviou o seu primeiro missionário a Portugal em 1910 - João Marques da Mota Sobrinho (que tinha nascido em Portugal mas vivia no Brasil) e sua esposa.


A Convenção Batista Brasileira (CBB) enviou em 1911 a João Jorge de Oliveira, também nascido em Portugal, e sua esposa Prelediana Farias, filha de portugueses residentes em Pernambuco.

O primeiro brasileiro nato enviado pela igreja brasileira, segundo as informações que tenho, foi Aquilles Barbosa que em 1925 foi enviado pela CBB para Portugal.


Nas décadas seguintes chegaram ao Brasil várias missões interdenominacionais que recrutaram obreiros para trabalhos entre indígenas brasileiros.


É importante ressaltar que o movimento missionário no Brasil tem uma história anterior à chegada das missões interdenominacionais nos anos 50 e 60 e ao surgimento da AMTB. Havia uma base em muitas igrejas locais e em estruturas denominacionais, mesmo sem a ênfase em missões transculturais que caracteriza o movimento a partir dos anos 70.

2. Missões Através das Estruturas Interdenominacionais


Um segundo elemento que influenciou o movimento missionário no Brasil, foi a vinda de missões interdenominacionais que atualizaram o desafio missionário e estabeleceram centros no país.   A primeira foi a Missão Evangélica Caiuá, que em 1928 iniciou o seu trabalho entre povos indígenas no Brasil. Foi seguido pela Missão Evangélica da Amazônia (MEVA),  organizada no Brasil em 1948. Outros seguiram, como: 

Mocidade Para Cristo do Brasil (MPC), em 1952; 

Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB), em 1953;

Organização Palavra da Vida, em 1957; 

A Missão de Evangelização Mundial (AMEM - WEC International), em 1957 . (Texto de Bertil Ekstrom)

 

Organizações Missionárias Fundadas

ANO  Agências Interdenominacionais
1928  Missão Evangélica Caiuá
1948  MEVA - Missão Evangélica da Amazônia
1953  Missão Novas Tribos do Brasil
1957  AMEM - A Missão de Evangelização Mundial
1957  Organização Palavra da Vida
   
ANO  Movimento Missionário das Denominações
1836  Metodistas
1855  Congregacionais
1859  Presbiterianos
1881  Batistas
   
1907  Junta de Missões Mundiais da CBB
1907  Junta de Missões Nacionais da CBB
1931  MICEB - Missão Cristã Evangélica do Brasil
1932  DEM - Departamento de Evangelismo e Missões
1951  Igreja do Evangelho Quadrangular
1951  Sec.de Missões da Ig.Presbiteriana Indep.do Brasil
1952  Convenção das Igrejas Batistas Independentes
   

 

 

Panorama Histórico Missionário dos Anos 60 e 70

Os anos 60 foram marcados com a chegada de pessoas e ministérios muito importantes para o despertamento da obra missionária transcultural.  Podemos destacar o ministério da ABU, SEPAL, Asas de Socorro, e Voz dos Mártires; bem como o trabalho missionário denominacional da Junta de Missões Batista, a Junta de Missões Presbiteriana (APMT), e agências missionárias para ministério indígena.


Devemos destacar também a vinda de missionários que se transformariam em pouco tempo como os formadores de opnião do movimento missionário transcultural brasileiro.  Roberto e Joana Harvey, chegaram em 1967; Barbara Burns, chegou em 1969.  Bárbara Burns emvolveu-se no ministério de ensino e despertamento missionário no Paraná (Cianorte), e Roberto e Joana Harvey em Minas Gerais (Belo Horizonte).

Já a década de 70 gerou movimentos missionários importantíssimos e desafiadores. O início da década de 70 foi sem dúvida o despertar da Era Brasileira de missões transculturais.

• Em 1970 era inserido no cenário histórico a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, Janz Team, Rádio Transmundial, e outras.

• No nodeste a Profa Lídia Almeida de Menezes, do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, foi levantada por Deus com uma visão missionária desafiadora, mobilizando tanto o nordeste como outras partes do Brasil para missões transculturais.

• Em 1975 houve o envolvimento das Assembléias de Deus e a criação de suas respectivas secretárias de missões. Também é fundada a MISPA - Missão Priscila e Áquila.

• Em Minas Gerais o despertamento missionário crescia. Em Belo Horizonte, o casal Roberto e Joana Havey dedicaram na mobilização missionária através da Missão AMEM (Wec Internacional). Em fevereiro de 1975, Maria Leonardo funda o Projeto Missionário Anunciantes da Paz, para intercessão, despertamento e mobilização missionária para as igrejas do interior de Minas Gerais. Também se estabelecem em Belo Horizonte a Visão Mundial (1975) e a Jocum (1976). Aquiles Barbosa Junior desempenha importante papel mobilizador de missões.

• No Paraná Deus levantou o Pr Jonathan Ferreira dos Santos e Décio Azevedo juntamente com a missionária Barbara Burns, e em 1976 fundaram a Missão Antioquia. Em 1980 a Missão é transferida para São Paulo.

• O movimento missionário no Amazonas também cresce, e é estabelcida a Paz - Projeto Amazonas e outros ministérios missionários para a região. E em 1978 chega ao Brasil a Missão Portas Abertas com uma fantástica mobilização missionária para os países comunistas.
(Texto de Maria Leonardo).

 

Organizações Missionárias Fundadas

ANO  Agência
1962  Missão Evangélica Unida
1963  ABUB - Aliança Bíblica Universitária do Brasil
1963  SEPAL - Serviço de Evangelização Para a América Latina
1964  Asas de Socorro
1964  JUMIB - Junta de Missões Batista
1966  Ministério Centralizado na Bíblia
1967  APMT - Agência Presbiteriana de Missões Transculturais
1967  Assoc.Intern.de Missões aos Israelitas (Amigos de Sião)
1967  MEIB - Missão Evangélica aos Índios do Brasil
1969  Missão A voz dos Mártires
   
1970  Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo
1970  Janz Team Associação Brasileira de Evangelização
1970  Rádio Transmundial
1972  MIU - Missão Indígena UNIEDAS
1975  Desafio Jovem do Ceará
1975  MISPA - Missão Priscila e Áquila
1975  SEMADETS
1975  SENAMI - Sec.Nacional de Missões - Assembléia de Deus
1975  Visão Mundial
1975  Projeto Missionário Anunciantes da Paz
1976  Agência Antioquia
1976  HCJB - A Voz dos Andes
1976  JOCUM - Jovens com uma Missão
1976  PAZ - Missão Projeto Amazonas
1978  AMTB - Associação de Missões Transculturais Brasileiras
1978  Missão Portas Abertas

 

Panorama Histórico Missionário dos Anos 80 e 90

Os anos 80 e 90 foram o verdadeiro florescer da obra missionária - momento histórico em que ocorreu a explosão do celeiro missionário pa as nações. Os anos 70 foram caracterizados pelo despertamento, mobilização e expansão missionária, mas no início dos anos 80 a Missão de Envio das igrejas e agências missionárias já estava em pleno vapor. Dezenas de novos ministérios e agências missionárias foram estabelecidos nestas duas décadas.


O primeiro COMIBAM - Congressso Missionário Ibero Americano foi realizado em 1986. Já em Outubro de 1993 é realizado O I CBM (Congresso Brasileiro de Missões) pela AMTB, e já estamos na realização do V CBM.


Organizações Missionárias Fundadas

ANO  Agência
1980  Missão Evangelizadora do Brasil e Portugal
1980  Missão Interior do Brasil
1982  Associação Linguistica Evangélica Missionária - ALEM
1983  Centro Evangélico de Missões (CEM)
1983  Evangelismo Explosivo Internacional no Brasil
1984  Atletas de Cristo no Brasil
1985  MIAF - Missão para o Interior da África
1985  Missão Juvep - Centro Nordestino de Missões Mundiais
1986  COMIBAM - Cooperação Missionária Ibero Americana
1986  MEAP - Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores
1986  OM - Operação Mobilização
1987  Agência Missionária Betel Brasileiro
1987  Avante - Missão Evangélica Transcultural
1988  Kairós - Associação para Treinamento Transcultural
1988  Missão Macedônia
1989  Missão SOS Brasil/África
   
1990  Ceifeiros em Chamas
1990  Missão do Cristianismo Decidido - MDC
1990  Missão Terra Internacional
1990  Obra Missionária Confins da Terra
1991  ACMI - Associação de Conselhos Missionários de Igrejas
1991  ATE - Associação Transcultural Evangélica
1991  Missão Apressem
1991  Missão Horizontes
1991  Missão Renascer
1992  APMB - Associação de Professores de Missões no Brasil
1992  Ministério Ide às Nações
1992  Missão  Desafio - Junta de Missões da Ig.o Brasil  para Cristo
1992  Missão Getsemani
1992  SEMADI - Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Imperatriz
1993  Missão Meta
1993  Missão Transcultural Etnia
1993  Serviço de Informação Missionária
1994  Sociedade Ministério de Comunicações Cristãs
1995  JAMI - Junta Administrativa de Missões da CBN
1995  Ministério Evangelístico Obras do Espírito Santo
1996  AMIDE - Associação Missionária de Difusão do Evangelho
1996  CCI Brasil - Comunicando Cristo Internacionalmente
1996  MAC - Ministério Árabe Cristão
1997  Agência Missionária Semeadores
1997  Missão Fonte da Vida
1998  PMI Brasil
1998  SEMADEG
1998  SEMAP  - Serviço Missionário Ação entre os Povos
1999  Missão ASA - Nações em Chamas
1999  Missão Liberdade
1999  SEMIP - Secretaria de Missões Ide e Pregai

 

 

Panorama Histórico Missionário dos Anos 2000 a 2008

Organizações Missionárias Fundadas

ANO  Agência
2000  AEMI - Associaçào Evangélica Missionária Indígena
2000  AGEMIW - Agência Missionária wesleyana
2000  Além-Mar Missões Transculturais
2000  AME - Agência de Missões Evangélicas
2000  Associação Médico Odontológica Radical a Todas as Nações
2000  SEMIPA  - Semeadores Missionários com paixão pelas Almas
2000  Siloé - Ministério de Missões
2001  AME - Associação Missão Esperança
2001  AMI Agencia de Missões Internacional
2001  CAMI - Centro de Assistência Missionária Internacional
2001  Missão Siloé
2001  Projeto Amigos da África
2002  Missão Semear  (Vitória - ES)
2003  Interserve Brasil/CEM
2003  Missão Servos
2004  SIM - Brasil
2005  AJUDA - Associação Humanitária Internacional

 

Fonte AMTB


 

voltar