Brincadeiras - Concursos

 

A brincadeira bíblica é um eficiente método de ensino, pois além de fixar o ensino da lição, promove um sentimento de competição depois das atividades de classe como a oração, e a lição, em que se pede silêncio.

Aplicação

Se tratando de um concurso, é aconselhável deixar a brincadeira bíblica para o fim da aula, quando as crianças já aprenderam sobre o assunto que o professor vai perguntar. Para maior interesse e participação do grupo, sugiro que o professor faça as perguntas apenas sobre a lição do dia ou de lições ministradas recentemente.

Para fazer o concurso prepare as perguntas de antemão e as escreva em pequenos cartões ou numa folha de caderno. Tenha cuidado também com o tempo. A brincadeira bíblica não deve tomar mais que 10 minutos da aula.

Prática

Para realizar o concurso, divida a classe em dois times e faça perguntas alternadas para os dois grupos. Ao começar, adiante logo que quando se dirigir para o time “A”, só as crianças do time “A” poderão responder. Mas, para que todos não gritem a resposta, peça que se uma ou mais crianças do time souberem a resposta, levante a mão. Entre aquelas, o professor escolherá uma para falar e ir à frente marcar um ponto para o seu time. As crianças do time adversário escutarão em silêncio; se as outras não souberem a resposta, elas poderão responder.

 

 

 

voltar